A flacidez dos braços é algo que pode incomodar, tanto para vestir uma roupa, quanto para realizar certos movimentos, como o famoso “tchauzinho”.
A Braquioplastia é a cirurgia que remove o excesso de pele e os depósitos de gordura, deixando os braços com um contorno mais agradável e jovial.
A Braquioplastia pode ser realizada em pacientes com peso normal, no entanto, é comumente mais indicada em pacientes que sofreram uma grande perda de peso e apresentam pele excedente neste local.
Atualmente, dispomos de duas técnicas para acabarmos com a flacidez nesta região, a lipoaspiração e a dermolipectomia (retirada de pele) do braço.
Se a pele do braço for firme e se houver apenas um acúmulo de gordura, o procedimento mais indicado é a lipoaspiração. Ela pode ser realizada sozinha ou combinada com a lipoaspiração de outros segmentos corporais. Mas, se houver um excesso de pele, será necessária uma incisão e retirada do excesso de pele ao longo da face interna do braço, desde a axila até o cotovelo.
Para pacientes que não conseguem aceitar a presença da cicatriz ao longo do braço, e possuem uma flacidez pequena a moderada, uma cirurgia combinada poderá ser a solução. A cicatriz será posicionada somente na região da axila e o contorno do braço será modelado através da lipoaspiração.
· Você está incomodada com a flacidez e a perda de contorno nos braços,
· O excesso de pele lhe causa constrangimento e restringe o uso de roupas,
· Você está com o seu peso estabilizado e gozando de boa saúde,
· A presença da cicatriz na face interna do seu braço não será um incomodo para você.
Durante a consulta médica você será avaliada quanto a flacidez e o acúmulo de gordura nos braços. É esta relação entre o excesso de pele e gordura que irá determinar a necessidade somente da lipoaspiração ou da complementação com a retirada da pele.
A melhor técnica cirúrgica será escolhida, e lhe será explicada em detalhes.
Serão realizados registros fotográficos para o melhor entendimento do seu caso e para comparações no pós-operatório.
Você deverá realizar exames no período anterior a cirurgia para constatar se você está com boa saúde para realizar o procedimento.
Uma avaliação laboratorial adequada, e se necessário, liberação clínica de um cardiologista.
O tabagismo deverá ser suspenso anteriormente a cirurgia.
Você será orientada a manter ou ajustar as suas medicações de uso habitual e deverá evitar o uso de AAS, antiinflamatórios e medicamentos para emagrecer.
Você precisará de ajuda nos primeiros dias após a cirurgia, faça contato com um familiar ou amigo para lhe acompanhar durante a primeira fase da sua recuperação.
O seu procedimento cirúrgico será realizado em ambiente hospitalar com toda a segurança possível.
Você será acompanhada por uma equipe de competentes anestesistas que lhe darão todo o suporte no trans e no pós-operatório.
A anestesia poderá ser geral ou local com sedação
O tempo de cirurgia será em torno de 1 a 2 horas e normalmente não há necessidade da utilização de drenos.
Você poderá receber alta no mesmo dia da cirurgia ou após uma noite no hospital.
A lipoaspiração não deverá ser vista como uma forma de emagrecimento, e sim uma maneira de melhorar o contorno do braço, uma vez que, só poderá ser realizada na sua face posterior e lateral. As demais áreas do braço abrigam estruturas importantes, como vasos e nervos, e deverão ser preservadas durante a cirurgia.
A retirada do excesso de pele será previamente definida através das marcações no pré-operatório. O tecido é descolado do plano subcutâneo, e a pele remanescente suturada com pontos internos, de uma forma que a cicatriz fique posicionada da maneira mais imperceptível possível.
A incisão da Braquioplastia ficará posicionada longitudinalmente na face interna do seu braço ou restrita na região axilar, conforme a melhor técnica escolhida para o seu caso.
A pele desta região é muito fina, e por ser uma área de muito movimento, invariavelmente esta cicatriz pode se tornar mais alargada ou hipertrófica, e um tratamento complementar para melhorar o seu aspecto poderá ser necessário no pós- operatório.
O processo de cicatrização ocorre em três períodos distintos, a saber:
Você sentirá um dolorimento e inchaço nos braços por alguns dias após a cirurgia, geralmente, maior nas primeiras 72 horas.
Imediatamente após a cirurgia, você poderá ter uma sensação de aperto na parte superior do braço, inchaço e formigamento inclusive nas mãos. Estes sintomas desaparecerão com o tempo.
Você receberá orientações específicas quanto ao uso de medicações e cuidados com os curativos.
A sua dieta será livre, sem restrições.
Uso de um modelador apropriado deverá ser diário por cerca de 30 dias, ele lhe trará maior conforto para movimentar os braços e irá auxiliar na reabsorção do edema.
Após a primeira semana, sessões de drenagem linfática serão necessárias para ajudar na absorção do edema (inchaço).
Você poderá retomar atividades leves após a primeira semana, desde que não realize esforços extenuantes ou precise levantar os braços.
Exercícios físicos como musculação dos braços poderão ser realizados somente após o terceiro mês.
Não expor as cicatrizes diretamente ao sol, mas se for inevitável, você será orientada a fazer uso de proteção solar adequada.
O resultado final da sua cirurgia aparecerá ao longo dos meses, porém a melhora do contorno do braço será visível desde o primeiro dia após a cirurgia.
As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, apresentam melhora significativamente ao longo do tempo.
© 2023, Dra Giovana Giordani – Todos os direitos reservados