Ninfoplastia é a cirurgia íntima realizada para reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, tornando-os de tamanho mais adequado, mas sem reduzi-los de forma exagerada.
Durante o desenvolvimento dos órgãos genitais, a mulher pode apresentar um crescimento anormal dos pequenos lábios vaginais, e estes se tornarem maiores que os grandes lábios.
Essa desproporcionalidade pode ser causa de dor, desconforto físico e estético, além de ser motivo de constrangimento durante a relação sexual.
Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, prevenindo a instalação de infecções, e também, ajudar na lubrificação local. A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento da vulva e da entrada da vagina, causando irritações principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos abundante.
Você está incomodada com o tamanho dos pequenos lábios vaginais
· Sente dor e desconforto durante a relação sexual
· Fica constrangida frente ao seu parceiro
· Apresenta dificuldade de realizar uma higiene local adequada
· O acumulo de secreções na região genital pode levar a infecções de pele recorrentes, como a candidíase
Normalmente essa cirurgia é realizada sob anestesia raqui ou peridural acompanhada de uma sedação para que você durma durante todo o procedimento.
O excesso de pele é retirado simetricamente em toda a sua extensão e os pequenos lábios serão reconstruídos de maneira mais fisiológica possível, para que continuem mantendo a função de proteger o canal vaginal.
Os pontos serão realizados com fios absorvíveis evitando o desconforto e a necessidade de sua retirada no pós-operatório.
Utilizamos uma cola cirúrgica especial sobre os pontos, que permite uma impermeabilização da região, diminuindo o risco de infecção, o desconforto na hora da micção e facilita a higiene local.
Você poderá receber alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, ou após uma noite no hospital.
Você será orientada a realizar a higiene local com sabonetes específicos para a região genital.
O desconforto no pós-operatório costuma ser bem tolerado com analgésicos.
Podem ocorrer inchaço e equimoses (manchas roxas) na região.
Você poderá sentar normalmente logo após a cirurgia.
Há necessidade de realizar abstinência sexual por no mínimo 4 semanas, com essa medida evita-se a dor, o atrito e a possibilidade de abertura dos pontos.
O tempo de recuperação varia de mulher para mulher. O ideal é que você possa permanecer em repouso por três a cinco dias, após esse período você poderá retomar suas atividades habituais, porém, deverá evitar caminhadas muito longas e exercícios físicos por 4 semanas.
A sensibilidade poderá ficar alterada nos primeiros dias após a cirurgia, mas retornará ao normal após o período completo de cicatrização.
Essa cirurgia não irá interferir na sensibilidade durante o ato sexual, tão pouco em uma futura gravidez que evolua para o parto vaginal.
As cicatrizes nos pequenos lábios vaginais ficam praticamente imperceptíveis, devido ao local onde serão posicionadas e pela excelente cicatrização que normalmente ocorre nesta região.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, você deverá estar com boas condições de saúde para realizá-la.
Não poderá ter nenhum sinal de infecção na região genital no período da cirurgia.
Apesar raras as possíveis complicações que podem ocorrer são: hematoma, deiscência (abertura de pontos), sangramento e infecções.
O monte de vênus ou região pubiana é a região com pêlos que fica acima dos órgãos genitais.
Há pacientes em que o monte de vênus é muito proeminente, conferindo um aspecto abaulado e muitas vezes, visível sobre as vestimentas podendo trazer desconforto e constrangimento.
O pós-operatório não costuma ser doloroso, você fará uso de analgésicos comuns em casa.
Haverá edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 30 a 60 dias.
As manchas roxas são muito comuns após esse procedimento e tendem a descer até a região dos grandes lábios por gravidade. O retorno ao trabalho poderá ocorrer após o terceiro dia da cirurgia, mas você devera evitar esforços físicos por 30 dias. As relações sexuais deverão ser evitadas pelo período de 4 semanas. A sensibilidade do monte de Vênus pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade dos genitais não é afetada.
Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, deiscência (abertura de pontos), irregularidades e infecções.
Algumas mulheres apresentam uma diminuição de volume dos grandes lábios vaginais.
Essa alteração pode ser constitucional (natural da mulher), decorrente de perda de peso ou devido a modificações intrínsecas ao envelhecimento.
Os grandes lábios podem apresentar um aspecto flácido, sem volume, com um pequeno excesso de pele, causando desconforto estético à mulher.
O tratamento é realizado através do enxerto de gordura, da própria paciente, que poderá ser retirada da região abdominal ou de qualquer outra área em que ocorra em excesso, a seguir ela será enxertada através de pequenos orifícios na região dos grandes lábios.
A gordura enxertada não oferece nenhum risco de rejeição, porém, poderá ser necessária mais de uma sessão, pois cada organismo absorve a gordura enxertada de forma diferente. Em média, a gordura que se utiliza para o enxerto é absorvida em torno de 30%.
Pode ser realizada em conjunto com outras cirurgias íntimas ou como complemento de uma abdominoplastia.
A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local e sedação, mas em casos onde serão realizadas cirurgias combinadas a anestesia poderá ser geral, raqui ou peridural.
As cicatrizes dos orifícios por onde entram as cânulas de enxerto se tornam praticamente imperceptíveis com o tempo e ficarão posicionadas na região pubiana. Você poderá receber alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, ou após uma noite no hospital.
O pós-operatório não costuma ser doloroso, você fará uso de analgésicos comuns em casa.
Haverá edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 30 a 60 dias.
O retorno ao trabalho poderá ocorrer após o terceiro dia da cirurgia, mas você devera evitar esforços físicos por 30 dias. As relações sexuais deverão ser evitadas pelo período de 4 semanas.
© 2023, Dra Giovana Giordani – Todos os direitos reservados