O mamilo invertido pode ser uma alteração congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida após cirurgias, infecções ou tumores, neste caso, é chamada de Retração de Mamilo.
Os mamilos invertidos podem ser uni ou bilaterais e além de ser um problema estético, podem afetar a sexualidade, ser fonte de infecções mamárias e impedir a amamentação.
O mamilo invertido é classificado em 3 tipos:
· Grau I – O mamilo é exteriorizado facilmente à manipulação ou após o estímulo ao frio e, mantém evertido após ser exteriorizado.
· Grau II – É necessária a manipulação para a exteriorização do mamilo, mas ele não se estabiliza na posição.
· Grau III – Mesmo com a manipulação o mamilo não se exterioriza.
A cirurgia para sua correção consiste na liberação das fibras que mantém a inversão, seguido de pontos internos para manter a sua projeção.
A cicatriz costuma ser de excelente qualidade e pouco perceptível, porém o procedimento cirúrgico pode seccionar alguns ductos que exteriorizam o leite materno e com isso dificultar a amamentação.
2) REDUÇÃO DE MAMILO
Mamilos grandes podem se tornar desproporcionais ao tamanho das mamas.
Através de uma incisão circular na base do mamilo e com uma retirada de um anel de pele, podemos diminuir o mamilo tanto na sua altura como no seu diâmetro.
A técnica cirúrgica utilizada preserva os canalículos por onde passa o leite materno, sem alterar a capacidade de amamentação.
Esse procedimento pode ser realizado ambulatorialmente com anestesia local.
3) ARÉOLA GRANDE
A redução de uma aréola excessivamente grande é realizada através da retirada de uma faixa circular de pele que circunda a aréola. São realizadas suturas internas de reforço, para evitar ao máximo que a nova cicatriz se torne alargada.
A nova aréola deverá ser proporcional ao tamanho das mamas.
Esse procedimento também poderá ser realizado ambulatorialmente com anestesia local.
4) RECONSTRUÇÃO DE ARÉOLA E MAMILO
O restabelecimento de uma nova aréola normalmente é necessário após as cirurgias realizadas para o tratamento do câncer de mama (mastectomias).
Após o procedimento para reconstituir o volume das mamas, o próximo passo será a cirurgia para refazer um novo complexo aréolo-papilar.
Ele pode ser realizado através de um enxerto de pele retirado da virilha e implantado na posição da antiga aréola ou através de técnicas mais simples como a micropigmentação.
O mamilo pode ser reconstruído através de técnicas de rotação de retalhos locais da própria mama ou através de um enxerto de parte do mamilo da mama contralateral.
Todos estes procedimentos são feitos a nível ambulatorial, com anestesia local e sedação em ambiente hospitalar.