Lifting Facial

Com o passar dos anos a face perde o seu volume e o seu contorno jovial.

O formato quadrangular da face, o surgimento das rugas na região frontal e periorbital, o surgimento das bolsas de gordura ao redor dos olhos, a acentuação da papada na região cervical e dos sulcos e vincos ao redor da boca são algumas das alterações que caracterizam uma face em processo de envelhecimento.

O Lifting Facial ou Ritidoplastia tem por objetivo reverter parcialmente esse processo ao atuar sobre as estruturas profundas da face e retirar o excesso de pele existente, sem modificar os traços e expressões naturais do paciente.

O resultado almejado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.

Não há idade ideal para realizar a cirurgia da face, pacientes mais jovens ou com menos flacidez podem se submeter a um Mini Lifting focado na região do seu envelhecimento.

ESTA CIRURGIA É INDICADA QUANDO?

• Você está incomodada com os sinais de envelhecimento da face.

• Você deseja melhorar a sua aparência, obtendo um resultado natural de acordo com as suas características físicas.

• Você não é fumante

• Você está saudável e não apresenta contraindicações para a cirurgia.

PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA

A melhor técnica cirúrgica a ser utilizada lhe será explicada em detalhes.

Serão realizados registros fotográficos para o melhor entendimento do seu caso e para comparações no pós-operatório.

Você deverá realizar exames no período anterior a cirurgia para constatar se está com boa saúde para realizar o procedimento.

Uma avaliação laboratorial adequada, e se necessário, a liberação clínica de um cardiologista poderá ser requisitada.

O tabagismo deverá ser suspenso anteriormente a cirurgia.

Você será orientado a manter ou a ajustar as suas medicações de uso habitual e deverá evitar o uso de AAS, aspirina e anti-inflamatórios e medicamentos para emagrecer.

Você precisará de ajuda nos primeiros dias após a cirurgia, faça contato com um familiar ou amigo para lhe acompanhar durante a primeira fase da sua recuperação.

A CIRURGIA

O seu procedimento cirúrgico será realizado em ambiente hospitalar com toda a segurança possível.

Você será acompanhada por uma equipe de competentes anestesistas que lhe darão todo o suporte durante a cirurgia e no pós-operatório.

Anestesia local com sedação é utilizada em cirurgias de pequeno e médio porte (Mini Lifting). Para cirurgias de maior tempo operatório indicamos a anestesia geral.

O tempo de cirurgia está diretamente relacionado aos procedimentos a serem realizados e pode variar de cerca de 2 horas para o mini lifting até 5 a 6 horas para o lifting completo, que inclui a região frontal, pálpebras, terço médio e pescoço.

Normalmente utilizamos drenos que serão retirados no dia seguinte.

A alta hospitalar será, via de regra, no dia seguinte à sua cirurgia, ou seja, após um pernoite no hospital

O TRATAMENTO DAS ESTRUTURAS PROFUNDAS

O envelhecimento facial não fica restrito a flacidez da pele.

As alterações envolvem a musculatura, a gordura, e os ligamentos de sustentação que devem ser trabalhados durante a cirurgia do lifting facial.

As técnicas que utilizamos para manipular as estruturas profundas da face visam manter os resultados mais estáveis e por mais tempo, ou seja, não basta apenas retirarmos os excessos de pele sem o reposicionamento dos tecidos profundos e sem a reposição do volume da face.

O sistema músculo-aponeurótico superficial (SMAS) é a estrutura que está abaixo da pele e que será reposicionada para um efeito mais duradouro e para devolver a volumetria perdida com o passar dos anos.

LIFTING FRONTAL

Para melhorar a aparência na região da testa, realizamos o Lifting Frontal. Através de duas incisões no couro cabeludo é possível tratar a musculatura frontal e glabelar (região entre os olhos) amenizando as rugas que se formam nessa região e reposicionar a cauda da sobrancelha que sofre uma queda em direção aos olhos com a idade.

A REGIÃO DOS OLHOS - BLEFAROPLASTIA

A Blefaroplastia é realizada em conjunto com o lifting facial. É o procedimento que remove o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras resultando em uma aparência mais jovial e um olhar mais descansado.

LIFTING DO PESCOÇO

A flacidez na região cervical forma vincos e dobras da pele. A perda do tônus do músculo platisma causa frouxidão, perda do contorno mandibular e formação das bandas verticais do pescoço.

Durante a cirurgia, atuamos nos três planos da região cervical, supercial (retirando o excesso de pele), médio (através de uma delicada lipoaspiração) e profundo (realizando a plicatura e tração do músculo platisma).

Pode ser necessário, alem da incisão ao redor da orelha, associarmos uma segunda incisão na região mentoneana (abaixo do queixo) para a abordagem das bandas platismais e a sua aproximação com pontos internos na linha media do pescoço.

O resultado será uma melhora importante nas dobras da pele e no contorno da região do queixo e da mandíbula.

A PELE

O Lifting Facial não altera a qualidade da pele, portanto, as rugas estáticas, as manchas, a textura e a cor não serão corrigidas com a cirurgia. Para melhorar a qualidade da pele, você será orientado a realizar o tratamento cosmiátrico tópico no período que antecede o seu procedimento e após a cirurgia poderá complementar os cuidados com peeling, laser e aplicações da toxina botulínica.

MINI LIFTING

O Mini Lifting é indicado para as pacientes jovens que apresentam os primeiros sinais de flacidez de pele, mas que desejam frear o processo de envelhecimento e manter-se com a aparência mais jovial possível.

A cirurgia é direcionada para o tratamento da região das bochechas (terço médio da face), sem grandes descolamentos de pele, proporcionando uma cicatriz menor e uma recuperação muito mais rápida. Vale lembrar que o Mini Lifting não aborda a região do pescoço.

Este procedimento pode ser associado ao tratamento da região dos olhos com a Blefaroplastia.

A CICATRIZ

A incisão do Lifting Facial inicia na região temporal, segue o contorno da orelha e continua posteriormente para dentro do cabelo.

O Lifting Facial com cicatrizes reduzidas só é possível de ser realizado em pacientes que não apresentam grande flacidez no pescoço, nestes casos, a incisão tem início na região temporal, segue contornando a orelha e termina na sua face posterior, sem atingir a região capilar retroauricular.

Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Cada paciente comporta-se de maneira individual em relação à evolução das cicatrizes, mas na grande maioria dos casos tornam-se praticamente invisíveis com o passar dos meses.

A RECUPERAÇÃO

Os primeiros dias que se seguem a cirurgia geram o maior desconforto devido ao edema (inchaço) e a necessidade de permanecer com os curativos acolchoados nas primeiras 72 horas.

A dor não é frequentemente observada, e quando acontece, é facilmente tratada com os analgésicos prescritos.

A sua dieta será livre, sem restrições.

No primeiro dia de pós-operatório, serão trocados os curativos, retirados os drenos e revisados os pontos e cicatrizes.

É fundamental que você mantenha o repouso no leito nos primeiros 3 dias e evite movimentos amplos com a cabeça.

Ao dormir, você deverá evitar a posição de bruços e lateral.

No terceiro dia já será possível a retirada dos curativos e uma lavagem completa dos cabelos. Esse procedimento poderá ser realizado no seu domicilio, desde que você tenha ajuda para tal.

As revisões em consultório serão realizadas semanalmente para a retirada gradual e progressiva dos pontos.

No começo o seu rosto estará diferente, principalmente devido ao inchaço, as manchas roxas e as cicatrizes que estarão muito mais perceptíveis. Estas alterações são normais e será necessária calma e entendimento até que sejam amenizadas com o passar do tempo.

Em quinze dias já é possível observar uma melhora significativa do inchaço. Na terceira semana você se sentirá muito melhor. Em um pós-operatório normal, a maioria dos pacientes pode voltar ao trabalho em aproximadamente duas semanas.

A exposição solar é proibida por 60 dias após a cirurgia, sob risco de manchas permanentes sobre as áreas tratadas. Durante este período será necessário o uso de filtro solar, chapéus e óculos escuros.

As atividades físicas de impacto serão liberadas após 60 dias.

POSSÍVEIS RISCOS E COMPLICAÇÕES

A decisão de se submeter a esta cirurgia é pessoal e você deverá decidir se os benefícios estão de acordo com os seus objetivos e se os riscos de possíveis complicações são aceitáveis.

• Sangramento (hematoma)

• Acúmulo de líquido (seroma)

• Riscos anestésicos

• Má cicatrização

• Deiscência (abertura) dos pontos

• Necrose da pele

• Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele

• Assimetria

• Despigmentação da pele

• Perda corrigível de cabelo no local das incisões

• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, causando paralisia dos músculos da face

• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares

• Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exijam sua remoção

• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico

RESULTADOS

Após o período de completa recuperação, procure desfrutar de sua nova imagem.

O resultado definitivo deve ser alcançado em torno de 180 dias.

A cirurgia não interromperá o processo evolutivo de envelhecimento, portanto uma nova cirurgia poderá ser necessária após alguns anos.

É necessário o perfeito entendimento de que não é possível através da cirurgia transformar uma face de 50 anos numa de 20, mas podemos possibilitar uma aparência mais jovial e em harmonia com a sua idade.

A sua aparência sempre será melhor do que se nunca tivesse sido operada.

O bom entendimento das limitações técnicas da cirurgia plástica e o perfeito gerenciamento de suas expectativas são fundamentais para o sucesso da cirurgia.

Logo

Website Slogan

© 2023, Dra Giovana Giordani – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress