Durante o processo de envelhecimento, podemos observar a redução da gordura facial, do colágeno e das fibras elásticas.
Isto resulta em perda do volume da face, o que altera as convexidades típicas de uma aparência jovem.
Assim, os lábios se afinam, aparecem os sulcos naso-genianos (bigode chinês), surgem as depressões nas pálpebras e diminuem-se as maçãs do rosto.
Os preenchedores são bem indicados nos pacientes, que apresentam sinais iniciais de envelhecimento, mas que não desejam ou ainda não necessitam um procedimento cirúrgico.
O Ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e está presente principalmente na pele. Sua função é reter água, conferindo hidratação, volume e estimulando a produção natural do colágeno.
É importante saber que preenchedores dérmicos como o ácido hialurônico não são permanentes. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento, determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume.
Apesar dos excelentes resultados obtidos, os preenchimentos não substituem a cirurgia facial, nos pacientes em que os sinais de envelhecimento são mais pronunciados. Nestes casos, as técnicas de preenchimento são complementares e não concorrentes com a cirurgia.
• Correções dos sulcos faciais (bigode chinês, região das pálpebras e bochechas).
• Aumento e contorno dos lábios
• Aumento da região malar
• Aumento do mento (queixo)
• Definição da mandíbula
• Correção de imperfeições do nariz
• Correção de cicatrizes deprimidas (Ex: sequelas de acne)
Após registro fotográfico, será realizada a antissepsia da pele e aplicação de anestésico tópico por cerca de 30 minutos, ou em casos selecionados, poderá ser realizado o bloqueio anestésico.
A aplicação do ácido hialurônico é realizada por uma injeção, com uma agulha bem fina, que pode ser superficial ou profunda, de acordo com a densidade do produto utilizado, da profundidade e localização da ruga. A duração do procedimento é de cerca de 40 minutos.
O resultado do procedimento poderá ser visto na hora, porém após a aplicação pode ocorrer um inchaço local, que desaparece entre 24 e 48 horas.
O efeito do preenchimento pode durar de 8 meses a 1 ano, dependendo da área tratada e da reação individual de cada paciente.
Você poderá retornar as suas atividades normalmente após o procedimento.
Procure não massagear a área da aplicação.
Podem ocorrer reações locais como: edema (inchaço), hematomas, pequenos nódulos palpáveis, vermelhidão no local, sensação de coceira ou hipersensibilidade.
Compressas frias irão aliviar essas sensações.
Caso ocorra a formação de pequenos hematomas, evite a exposição direta ao sol e aplique o filtro solar.
Alergias ou intolerâncias são muito raras, mas podem ocorrer em menos de 1% dos casos.
• Sub ou sobrecorreção de rugas
• Assimetrias
• Infecção no local da injeção
• Necrose (morte da pele)
• Hipersensibilidade da pele
Linha Restylane® e Emervel® (Galderma)
Linha Juvederm Vycross Collection (Allergan)
O conceito de SKINBOOSTERS é o mais novo aliado na melhora da elasticidade, do viço e do brilho da pele.
BOOSTERS significa “intensificadores” e esse conceito, desenvolvido pela empresa que fabrica a linha Restylane®, pretende repor de dentro para fora o ácido hialurônico perdido com o tempo.
O objetivo desse procedimento é aumentar o reservatório de água na derme, visto que o ácido hialurônico tem a capacidade de atrair para si muita água, além de estimular a produção de novas fibras de colágeno.
A composição do ácido hialurônico dos Skinboosters é diferente do ácido hialurônico dos preenchedores, já que não proporcionam aumento de volume e não preenchem sulcos, mas podem sim, suavizar rugas finas, principalmente na região das pálpebras, no colo e no dorso das mãos.
A hidratação injetável pode ser usada na face, pescoço, colo e mãos.
Skinboosters são indicados para peles desidratadas ou que perderam o viço e o brilho natural, tanto em peles jovens, como em peles maduras.
É perfeito para devolver o brilho na pele desvitalizada pela exposição solar excessiva, pelo efeito do cigarro, em peles maduras, que sofrem com o ressecamento pela diminuição do hormônio feminino, ou como prevenção do envelhecimento cutâneo, a partir dos 30 anos de idade.
Após registro fotográfico, será realizada a antissepcia da pele e aplicação de anestésico tópico, por cerca de 30 minutos.
O produto é aplicado superficialmente, na derme, por várias puncturas injetando pequenas quantidades do produto, mas atingindo toda a área afetada pelo ressecamento e pelas rugas.
O protocolo de tratamento inclui uma Fase Inicial com 1 aplicação por mês, durante 3 meses seguidos e uma Fase de Manutenção com 1 aplicação com intervalo de 4 meses entre elas.
A partir da segunda aplicação será visível a melhora na hidratação e na qualidade da pele.
Você poderá retornar às suas atividades imediatamente.
Pequenos hematomas e inchaço podem ocorrer, mas são contornados com a utilização de compressas frias.
A hidroxiapatita de cálcio é um composto mineral presente no osso humano.
Nesse preenchedor as microesferas de hidroxiapatita de cálcio estão suspensas em um gel a base de água. É o mais denso dos preenchedores utilizados atualmente, ou seja, possui maior capacidade de melhorar sulcos profundos na face.
O grande diferencial do produto é que além de preencher rugas e linhas, induz estimulação de colágeno pela proliferação de fibroblastos (células produtoras de colágeno). Esses fibroblastos continuam a ser estimulados por muitos meses após a aplicação, por isso, também chamado de bioestimulador.
É considerado um preenchedor temporário de longa duração, uma vez que, seus efeitos podem ser percebidos em média por 2 anos. É biocompatível (não causa rejeição).
Preenchimento de vincos ou sulcos mais profundos na face, como por exemplo, o bigode chinês.
É capaz de devolver o volume da região malar (bochechas), melhorar o contorno da mandíbula e a projeção do mento (queixo).
Tem excelente indicação para recuperar o volume perdido das mãos e disfarçar as veias e tendões que se tornam mais aparentes com a idade.
Após registro fotográfico, será realizada a antissepsia da pele e aplicação de anestésico tópico por cerca de 30 minutos, ou em casos selecionados, poderá ser realizado o bloqueio anestésico.
A aplicação é realizada através de uma injeção com uma agulha bem fina em um plano subdérmico (abaixo da derme), subcutâneo (na gordura) ou justa ósseo.
A duração do procedimento é de cerca de 40 minutos.
Os efeitos são imediatos no apagamento de linhas e sulcos e tornam-se maximizados, após 16 semanas, pela estimulação induzida do colágeno.
A durabilidade deste preenchedor é maior quando comparada com o ácido hialurônico. Varia de 18 a 24 meses dependendo do local da face em que foi aplicado e do metabolismo do paciente.
Você poderá retornar a suas atividades normalmente.
Compressas geladas no pós-imediato ajudam a reduzir o edema e o hematoma.
Caso ocorra a formação de pequenos hematomas, evite a exposição direta ao sol e aplique o filtro solar.
As complicações são geralmente transitórias e temporárias como, edema (inchaço), vermelhidão e hematomas. Eventualmente ocorre a presença de alguns nódulos, que devem ser massageados, para que ocorra seu desaparecimento.
• Sub ou sobrecorreção de rugas
• Assimetrias
• Infecção no local da injeção
• Necrose (morte da pele)
• Hipersensibilidade da pele
SculptraTM é um tratamento indicado para rejuvenescimento facial, que visa formar novo colágeno para repor o que foi perdido com o tempo, restaurando assim, o volume da face e amenizando sulcos e rugas.
De forma semelhante, quando aplicado em áreas corporais, melhora a flacidez de áreas como no pescoço, face interna dos braços, coxas, glúteos e em áreas com depressões, como as que ocorrem na celulite.
É uma substância sintética, biocompatível e inteiramente absorvida pelo organismo.
É considerado um “agente estimulante dérmico”, visto que não é indicado para preencher as rugas ou linhas de expressão, mas para devolver a rigidez da pele que foi perdida com o passar dos anos.
Não existe uma idade mínima para que a mulher possa ou precise fazer o preenchimento facial com ácido polilático. O tempo ideal é a percepção da perda da rigidez da pele, que para cada mulher ocorre em um período diferente, mas que normalmente ocorre entre os 35 e 40 anos.
Face – com exceção da fronte (testa), pálpebras e lábios.
Colo, pescoço, coxas, glúteos, abdômen, dorso das mãos, áreas com celulite e cicatrizes deprimidas.
Após registro fotográfico, será realizada a antissepsia da pele e aplicação de anestésico tópico por cerca de 30 minutos.
O produto será aplicado através de injeções, com uma agulha bem fina, em diversos pontos, abaixo da derme. Diferente da aplicação dos demais preenchedores que são aplicados diretamente nas rugas.
Em média, são necessárias de 2 a 3 sessões de aplicação, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas, visto que a melhora da flacidez é percebida gradualmente e de forma natural.
Após o procedimento, recomenda-se o uso de gelo ou compressas geladas sobre a área tratada, para diminuir eventual inchaço ou hematoma, durante pelo menos 24 horas após o tratamento, diversas vezes ao dia.
Caso ocorra a formação de pequenos hematomas, evite a exposição direta ao sol e aplique o filtro solar.
Massagem após a aplicação é imprescindível e deve ser realizada 2 vezes ao dia, durante 15 dias.
Durante a massagem, caso perceba o surgimento de nódulos ou pápulas, solicitamos o retorno à consulta para reavaliação, pois poderá ser necessária uma pequena drenagem no local.
Os resultados da aplicação com Sculptra não são imediatos, a falsa sensação de correção imediata decorre do edema transitório causado pela administração do produto.
Em poucos dias, esse líquido é reabsorvido e o paciente adquire a aparência anterior às aplicações.
Aproximadamente, a partir do décimo quinto dia de sua administração, ocorre o estímulo à formação do novo colágeno, que irá corrigir gradualmente as alterações de volume e contorno faciais.
Os resultados são evidentes, a partir da segunda sessão (geralmente 2 meses após o início das aplicações) e permanecem por até 2 anos.
Os efeitos adversos mais comumente observados com o uso de Sculptra estão relacionados à aplicação do produto: discreto sangramento, equimoses, dor e vermelhidão local. Todos eles são transitórios, desaparecendo em média de 3 a 15 dias após sua aplicação.
A formação de pequenos nódulos, visíveis ou palpáveis, pode ser observada em raras ocasiões.
© 2023, Dra Giovana Giordani – Todos os direitos reservados