O nariz é fundamental para a harmonia e para a beleza do rosto. Alterações no seu formato podem gerar desequilíbrio entre as unidades estéticas da face. Ele é composto por uma porção óssea, um arcabouço cartilaginoso, tecido conectivo, ligamentos, a pele e a mucosa que o reveste.
A Rinoplastia é a cirurgia de remodelação do nariz, com a finalidade de melhorar a sua aparência estética e corrigir problemas respiratórios se eles existirem.
É uma das cirurgias mais delicadas e exige um forte senso de estética e um profundo conhecimento de sua anatomia. Atualmente a cirurgia estética do nariz segue os conceitos da Rinoplastia Funcional Estruturada que busca alcançar resultados estáveis com a melhora dos padrões estéticos e da aparência natural e que não comprometam a respiração nasal.
A Rinoplastia Primária é a cirurgia em pacientes que nunca foram operados ou que nunca sofreram nenhum trauma anterior que tenha modificado o aspecto estético e a função normal da respiração. A Rinoplastia Secundária é a cirurgia necessária após uma cirurgia prévia onde o resultado obtido não tenha atingido o objetivo esperado em termos estéticos ou funcionais.
Através da rinoplastia podemos promover modificações nas unidades estéticas do nariz, mas o maior objetivo é melhorar a aparência, mantendo a sua função.
A ponta nasal – alterar a sua forma, altura, o seu ângulo com o lábio e com o dorso nasal.
O dorso nasal – pode ser retificado, retirando-se a giba óssea, tratar desvios, alongar ou encurtar, rebaixar, aumentar a altura do dorso nasal e estreitar a base do nariz se ele for muito largo.
As narinas – narinas amplas ou alargadas podem ser estreitadas.
As alterações funcionais – causam má respiração e podem ser tratadas com a correção do desvio do septo (septoplastia) e com a turbinectomia (cirurgia para diminuir o tamanho dos cornetos nasais).
Você deve questionar exaustivamente tudo o que for do seu interesse com relação à cirurgia, é muito provável que surjam dúvidas mesmo após a primeira consulta.
É muito importante que você exponha todas as suas queixas e expectativas e entenda os riscos e as limitações cirúrgicas para o seu caso.
Pelas suas características faciais únicas, você não poderá escolher o seu novo nariz inspirado em atrizes, modelos ou amigas que já operaram, o objetivo da sua cirurgia será um nariz em harmonia com o seu rosto.
Você será examinado a fim de verificar todas as alterações da forma e da função nasal.
A melhor técnica cirúrgica a ser utilizada, lhe será explicada em detalhes.
Você deverá realizar exames no período anterior a cirurgia para constatar se você está com boa saúde. Uma avaliação laboratorial adequada e se necessário, a liberação clínica de um cardiologista poderá ser requisitada.
Você será orientado a manter ou ajustar as suas medicações de uso habitual e deverá evitar o uso de AAS, aspirina e anti-inflamatórios e medicamentos para emagrecer.
Uma tomografia computadorizada dos ossos da face será necessária para uma melhor avaliação das estruturas internas do nariz.
Serão realizados registros fotográficos para o melhor entendimento do seu caso e para comparações no pós-operatório.
O tabagismo deverá ser suspenso anteriormente à cirurgia.
Você precisará de ajuda nos primeiros dias após a cirurgia, faça contato com um familiar ou amigo para lhe acompanhar durante a primeira fase da sua recuperação.
Usualmente a Rinoplastia é realizada através da anestesia geral.
Optamos por esta modalidade de anestesia por proporcionar total domínio da via aérea (respiração), visto que pode haver o risco, durante a cirurgia, de aspiração de sangue e líquidos para os pulmões.
Você será acompanhado por um médico especialista durante toda a cirurgia, que irá monitorizar e regular sua função respiratória, pressão arterial e ritmo cardíaco, a concentração de oxigênio, bem como administrar as medicações necessárias para uma anestesia segura e confortável.
A Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais complexos.
A abordagem cirúrgica poderá ser conduzida através da técnica aberta com uma pequena incisão na columela nasal ou através da técnica fechada onde as cicatrizes estarão posicionadas dentro do nariz. Esta escolha será discutida durante a consulta pré-operatória e é influenciada por vários fatores como a existência de cirurgias prévias, qualidade da pele e idade.
Durante a cirurgia, os ossos e cartilagem são esculpidos de acordo com as características anatômicas de cada paciente, visando melhorar a harmonia facial.
Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente.
O processo cicatricial exerce extrema influência sobre o resultado final a médio e longo prazo, o que pode alterar a sua aparência ao longo do tempo. Portanto, algumas vezes, é necessário lançar mão de técnicas para a adequada estruturação do nariz, com o uso de enxertos de cartilagem (septo nasal, concha da orelha e cartilagem da costela) que são fortes o bastante para suportar as forças cicatriciais.
O procedimento cirúrgico dura em média 2 a 3 horas.
O resultado esperado é de um nariz harmonioso, preservando a função respiratória.
Um pequeno curativo termomoldável (aquaplast), será aplicado sobre o dorso nasal para manter os ossos nasais e as cartilagens imobilizados por 7 a 14 dias.
No caso de abordagem do septo é utilizado um tampão intranasal por 24 a 72 horas.
Os curativos externos com gazes poderão ser trocados conforme a necessidade.
Para diminuir o inchaço deverão ser realizadas compressas frias sobre a região.
Nos primeiros três dias o inchaço atinge o seu ápice e manchas arroxeadas irão aparecer abaixo dos olhos, elas desaparecerão gradualmente em até duas semanas.
A sua alimentação deverá ser leve, de fácil mastigação, com alimentos não muito quentes e nem muito frios, pois a sua sensibilidade estará alterada sobre tudo no lábio superior.
Secreções sanguinolentas pelo nariz ou saliva com raias de sangue são esperadas nos primeiros dias de recuperação, principalmente após se alimentar ou após algum esforço.
Congestão nasal é muito frequente, por isso será necessário uso de descongestionantes nasais de aplicação local ou de administração oral. Uma diminuição do olfato também é esperada nos primeiros dias.
A rinoplastia é procedimento quase indolor, por isso apenas analgésicos comuns serão necessários no pós-operatório.
O retorno ambulatorial será em 48 horas após a alta, para avaliação e limpeza intra- nasal. As demais revisões serão semanais até completar 30 dias da cirurgia.
Recomendamos evitar qualquer esforço e baixar a cabeça por pelo menos duas semanas.
Atividades esportivas e de contato devem ser evitadas por 6 semanas.
O uso de óculos não é recomendado antes de 30 dias e você deverá evitar a exposição solar, direta e indireta. Será necessária a proteção diária com chapéu e com a aplicação de protetor solar.
Provavelmente, você estará de volta ao convívio social e ao trabalho em duas semanas, a depender da recuperação individual e da atividade que exerce, porém vale lembrar que o nariz pode se apresentar com um inchado maior ao final do dia.
Como mencionado anteriormente, apesar das técnicas da Rinoplastia moderna, a força da contração cicatricial pode comprometer a estrutura nasal levando, caso necessário, a revisões futuras. Isso é mais frequente em casos mais complexos, com alterações ou deformidades oriundas de cirurgias prévias ou em decorrência de traumas passados. Portanto, a Rinoplastia é um procedimento que exige estreito acompanhamento por um longo período.
Siga as orientações e mantenha contato com o especialista. Eventualidades podem ocorrer e certamente é o seu cirurgião quem poderá ajudá-lo.
Os bons resultados de uma Rinoplastia dependem da aplicação de técnicas específicas e adequadas ao seu caso em particular.
Você já poderá ter uma idéia do novo formato do nariz em duas semanas, porém o processo de recuperação cicatricial é um processo gradual e que pode variar de pessoa para pessoa.
O resultado definitivo somente poderá ser visto dentro de alguns meses, visto que o processo de cicatrização só é considerado completo após 18 meses.
© 2023, Dra Giovana Giordani – Todos os direitos reservados