Blefaroplastia - A Cirurgia das Palpebras

É a cirurgia que melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas.

Com o envelhecimento a pele das pálpebras torna-se mais flácida, o excesso de pele dobra-se sobre si mesmo, a gordura contida nas bolsas palpebrais projeta-se, levando a uma aparência mais envelhecida e cansada.

Esta cirurgia também é utilizada para remover os Xantelasmas que são pequenos tumores de pele benignos devido ao acumulo de colesterol.

Em pacientes com queda das sobrancelhas pode ser necessário realizar o lifting da região frontal. Esta cirurgia, além de reposicionar as sobrancelhas, pode atenuar a hiperatividade dos músculos que causam rugas de expressão na testa e especialmente entre os olhos.

ESTA CIRURGIA É INDICADA QUANDO:

Você está incomodado com a sua aparência na região dos olhos.
• O excesso de pele na pálpebra superior atrapalha a sua visão.
• A protrusão das bolsas de gordura e a flacidez na região dos olhos lhe deixam com uma aparência cansada.
• Você está saudável e não apresenta contraindicações para a cirurgia.
• Você não apresenta nenhuma condição ocular grave.

PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA

Durante a consulta médica você será avaliada quanto à flacidez de pele e a presença de bolsas de gordura.

A melhor técnica cirúrgica a ser utilizada lhe será explicada em detalhes.

Serão realizados registros fotográficos para o melhor entendimento do seu caso e para comparações no pós-operatório.

Você deverá realizar exames no período anterior a cirurgia para constatar se você está com boa saúde para realizar o procedimento.

Uma avaliação laboratorial adequada, e se necessário liberação clínica de um cardiologista e de um oftalmologista será requisitada.

O tabagismo deverá ser suspenso anteriormente a cirurgia.

Você será orientada a manter ou ajustar as suas medicações de uso habitual e deverá evitar o uso de AAS, aspirina e anti-inflamatórios e medicamentos para emagrecer.

Você precisará de ajuda nos primeiros dias após a cirurgia. Faça contato com um familiar ou amigo para lhe acompanhar durante a primeira fase da sua recuperação.

POSSÍVEIS RISCOS E COMPLICAÇÕES

  • A decisão de se submeter a esta cirurgia é pessoal e você deverá decidir se os benefícios estão de acordo com os seus objetivos e se os riscos de possíveis complicações são aceitáveis.

    • Cicatrizes desfavoráveis
      • Visão embaçada ou temporariamente prejudicada
      • Olho seco
      • Dificuldade de fechar seus olhos
      • Sangramento (hematoma)
      • Má cicatrização
      • Infecção
      • Alterações na sensibilidade da pele
      • Riscos anestésicos
      • Disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta da pálpebra, ou frouxidão anormal da pálpebra inferior (ectrópio), podendo coexistir com flacidez da testa e das estruturas da sobrancelha; a cirurgia de lift da sobrancelha não corrigirá estas disfunções; cirurgia adicional pode ser necessária
      • Dor, que pode perdurar
      • Edema (inchaço)
      • Fios de suturas podem, espontaneamente, emergir na pele, tornam-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção
      • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares
      • Possibilidade de cirurgia revisional
      • Perda de visão.

A CIRURGIA

As cicatrizes desta cirurgia são posicionadas nas linhas palpebrais já existentes, de forma que fiquem praticamente imperceptíveis com o passar dos dias.

A queda da pálpebra superior será corrigida através de uma incisão no sulco da palpebral. A seguir, através de uma pequena abertura na musculatura, temos o acesso ao compartimento onde estão as bolsas palpebrais. O excesso das bolsas de gordura será removido, assim como o excedente de pele.

Da mesma forma na pálpebra inferior a incisão será posicionada muito próxima à margem dos cílios e poderá se estender para lateral, dependendo do excesso de pele que será retirado.

A incisão transconjuntival, ocultada dentro da pálpebra inferior, é uma técnica alternativa para redistribuir ou remover o excesso de gordura, mas se houver excedente de pele, será necessário combinar as duas abordagens cirúrgicas.

Esse procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar com toda a segurança possível.

Você será acompanhado por uma equipe de competentes anestesistas que lhe acompanharão no trans e no pós-operatório.

Normalmente utilizamos uma anestesia local com sedação

O tempo de cirurgia será em torno de 1 a 2 horas.

Você poderá receber alta no mesmo dia da cirurgia ou após uma noite no hospital.

 

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

Imediatamente após o procedimento, o seu olho será ocluído com uma pomada lubrificante e você acordará com compressas frias sobre a região palpebral.

Você será orientado a fazer uso de um colírio lubrificante diariamente. Deverá manter as compressas frias e evitar exposição ao sol e ao calor.

O edema (inchaço) costuma ser importante nesta região, por isso é necessário repouso e afastamento das atividades sociais na primeira semana até a retirada dos pontos.

Lacrimejamento e uma leve turvação visual podem acontecer.

A Blefaroplastia é normalmente indolor, por isso, caso haja desconforto ou ardência sustentados, pode significar que seu olho esteja pouco lubrificado ou que tenha uma irritação na córnea. Caso isso aconteça, você deverá entrar em contato imediatamente.

A sua dieta será livre, sem restrições.

Você poderá retomar atividades leves após a primeira semana.

 

OS RESULTADOS

A região das pálpebras apresenta boa cicatrização e as cicatrizes tendem a se tornarem imperceptíveis após alguns meses.

O edema tende a desaparecer nas duas primeiras semanas, mas o processo de cicatrização completo pode demorar alguns meses.

 

Contato e Endereço

 Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – Conjunto 1107
Cidade Monções, São Paulo – SP, 04551-060

WhatsApp